Sobre o blog

Este “caderno de notas”, ou blog, pretende agregar conteúdos de pesquisa e se tornar uma plataforma de difusão científica das atividades do Grupo de Pesquisa Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas, o SISA.

O  SISA está sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA), possuindo pesquisadores de dois programas de pós-graduação, o PPG em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e o PPG em Comunicação, Cultura e Amazônia, sediado no Instituto de Letras e Comunicação (ILC). A UFPA é a mais importante universidade presente na região amazônica, com cerca de 40 mil alunos de graduação, 14 mil alunos de pós-graduação, 2.600 docentes, 261 cursos de graduação e 89 programas de pós-graduação. Estando localizado na Universidade Federal do Pará, o SISA tem um compromisso com a compreensão da experiência e das visões de mundo das populações amazônicas.

Somos um grupo de pesquisa com vocação interdisciplinar, situando-se na confluência entre a fenomenologia e as ciências sociais e se dedica à compreensão da experiência social de populações amazônicas. Nesse horizonte, alguns fenômenos nos são prioritários: socialidade, intersubjetividade, sensibilidade, tipificação, afetividade. Alguns referenciais teóricos também, como as sociologias compreensiva e fenomenológica, a interpretação antropológica, a etnometodologia e a desconstrução. Também um campo nos é prioritário: as vivências das populações amazônicas.

Com este blog esperamos construir um instrumento de informação, reflexão e debate de interesse da comunidade científica interessada nesses conjuntos de temáticas mas, também do público em geral, notadamente aquele interessado no conhecimento sobre as sociedades e culturas amazônicas.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search